sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quadrilátero Urbano do Minho

            Os concelhos de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos uniram-se para formar o chamado Quadrilátero Urbano do Minho, procurando criar sinergias que permitam uma maior afirmação, fomentar a competitividade, a inovação e a internacionalização destes municípios agindo como um todo.
            Estes quatro municípios distam entre si aproximadamente vinte quilómetros, fazem parte do mesmo distrito e possuem no total cerca de 600.000 habitantes (181 874 em Braga, 158 124 em Guimarães, 133 832 habitantes em Famalicão, 120 391 em Barcelos)
            O principal objectivo desta associação consiste em sistematizar um conjunto de políticas que permitam criar em regime de parceria um grande núcleo centralizador associando empresas, centros de investigação e instituições de modo a desenvolver uma estratégia comum para atingir projectos inovadores que potenciem a região e sirvam de alavanca para o desenvolvimento.
            Este quadrilátero procura criar sinergias que permitam rentabilizar infra-estruturas subaproveitadas e uma melhor gestão do território comum, de forma a dar origem a um grande polo capaz de rivalizar com as grandes metrópoles.
            Uma das vertentes desse projecto é sua a união por uma rede de fibra óptica constituindo um “Quadrilátero Digital”.
            Outro dos projectos é repensar a mobilidade urbana duma forma coordenada de forma a ligar mais eficaz e facilmente os centros urbanos dos quatro concelhos, estando mesmo a ser equacionada a criação dum metro de superfície.
            No âmbito cultural foi já criado o Cartão Quadrilátero Cultural de modo a que um cidadão residente em qualquer dos municípios tenha vantagens na participação em eventos culturais nos municípios do Quadrilátero.
            Estão previstos ainda projectos relativos a equipamentos de saúde, design, moda ou à indústria de componentes para o ramo automóvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário